No sábado (6) a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, recebeu Grêmio e Juventude para a última partida do Campeonato Gaúcho de 2024. A primeira partida, no Alfredo Jaconi, terminou 0 a 0. Um novo empate levava a decisão para os pênaltis, uma vitória, de qualquer lado, sagrava a equipe campeã. Os mais de 54 mil torcedores empurraram o Tricolor para a vitória por 3 a 1, de virada, e viram o time erguer, pela sétima vez seguida, o troféu do Gauchão.
Logo na primeira oportunidade, aos 4 minutos, o Papão abriu o placar. Em jogada de ultrapassagem pelo lado esquerdo, Jean Carlos cruzou para a entrada da área, Lucas Barbosa chutou em cima da zaga na primeira chance. Na segunda, dividiu com o goleiro Caíque e a bola sobrou no pé do artilheiro Gilberto que, com o gol aberto, balançou as redes do tricolor.
Aos 6 minutos o lateral gremista Mayk saiu jogando errado, entregou a bola nos pés de Jean Carlos que chutou de fora da área obrigando o Caíque a fazer uma grande defesa. A partir dos 10 minutos, o Tricolor acordou com a força do terceiro maior público da história da Arena. Cristaldo e João Pedro tiveram oportunidades, mas não empataram.
Pavón, pela direita, recebeu com espaço, tirou dois marcadores da jogada e cruzou de perna esquerda. O zagueiro Jaconero desviou de cabeça, mas não conseguiu afastar o perigo. Cristaldo, na marca do pênalti, dominou e chapou de pé direito no canto do goleiro para empatar aos 42 minutos.
Na saída de bola o Grêmio pressionou. Pepê roubou, tocou para Cristaldo que rapidamente ligou Diego Costa no ataque. O Centroavante driblou o zagueiro e, da entrada da área, chutou colocado no canto sem chances para o goleiro. Aos 43 minutos, o Grêmio estava virando a final do Gauchão.
Segunda etapa
O placar de 2 a 1 deixou a equipe de Renato Portaluppi mais tranquila. O Grêmio voltou para o segundo tempo pressionando menos. O Juventude, que precisava de gols para sonhar com o título, não conseguiu se impor no jogo.
Os 20 primeiros minutos foram de pouca emoção e muito estudo. Diego Costa recebeu passe de Cristaldo em profundidade, entrou sozinho na área, cara a cara com o goleiro, tentou driblar e foi derrubado. A marcação do árbitro principal, Rafael Klein, foi de pênalti, mas a assistente, Maira Mastella, marcou impedimento no lance, confirmado pelo VAR.
Com o Juventude pressionando, João Pedro encontrou espaço pelo lado direito, virou a jogada para Diego Costa que entrou na área, usou o corpo para proteger, girou em cima do zagueiro e deixou Nathan Fernandes sozinho para marcar. Aos 41 minutos, o Grêmio fez o gol do Heptacampeonato Gaúcho.
Próximos compromissos
Sem muito tempo para comemorar, o Tricolor se prepara para enfrentar o Huachipato, atual campeão chileno, na próxima terça-feira (9) na Arena do Grêmio, às 19h, pela segunda rodada da Copa Libertadores da América. Já o Juventude só joga no fim de semana. Vai abrir a rodada do Campeonato Brasileiro contra o Criciúma, em Santa Catarina, às 18h30.
Por Gabriel Fritsch
Foto Lucas Uebel/Grêmio FBPA