O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), ambos filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), firmaram na manhã desta segunda-feira, 25, uma importante parceria em prol do aleitamento materno. O convênio entre o Banco de Leite Humano (BLH) do HU-Furg, e o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do HE-UFPel irá proporcionar que mães em período de amamentação, possam realizar a doação de leite excedente.
Participaram da reunião para celebração deste convênio, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-Furg, Zulema Helena Ribeiro Ernandes, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HE-UFPel, Patricia Tuerlinckx Noguez, a chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do HU-Furg, Ana Paula Bigliardi de Freitas Olmedo, a chefe da Unidade de Nutrição do HE-UFPel, Simone Pacheco, a nutricionista e coordenadora do BLH do HU-Furg, Grace Santos e a nutricionista, e coordenadora do PCLH, Maria Verónica Márquez Costa. Participaram também as enfermeiras do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) Caroline Ribeiro e Nara Strelow.
A partir desta data, o leite recebido no Posto de Coleta, de pacientes internadas ou externas, será enviado para o Banco de Leite, no município de Rio Grande, para pasteurização, aumentando os estoques do Banco, garantindo que, na ausência de leite materno da mãe para o seu próprio bebê, que ele possa receber o leite humano pasteurizado nos demais horários. O leite materno é considerado o padrão ouro para toda criança até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, e isso se dá da mesma forma para os prematuros, sendo fundamental para uma melhor recuperação desses bebês.
A iniciativa, lançada neste mês de novembro, em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade (17/11), também tem como objetivo prover os 17 leitos de UTI Neonatal do HU-Furg.
Por Ascom
Foto Reprodução