Na noite da última terça-feira (2), o Grêmio subiu os 3,6 mil metros de La Paz para enfrentar a equipe boliviana do The Strongest e perdeu por 2 a 0. Ursino e Triverio foram os autores dos gols. A equipe alternativa que o técnico Renato Portaluppi levou a campo até poderia trazer pontos para a casa, mas dois erros em bolas aéreas deram a vitória aos bolivianos.
O Grêmio foi a campo com Marchesín no gol, Natã e Gustavo Martins a dupla de zaga. Fabio e Wesley Costa os laterais. Dodi, Du Queiroz e Nathan no meio-campo, com Nathan Fernandes e Galdino pelos lados e J.P Galvão no ataque. O The Strongest começou pressionando. Aos 10 minutos acertou a trave de Marchesín. Um cruzamento de Lino tomou um caminho diferente e foi direto ao gol, surpreendendo o goleiro gremista. Aos 16 minutos os cruzamentos deram resultado. Ursino encontrou espaço entre Gustavo Martins e Wesley Costa e anotou um bonito gol de cabeça. A partir do gol o Grêmio reagiu, JP Galvão teve a melhor chance aos 29 minutos em um chute de fora da área.
Na segunda etapa as equipes continuaram trocando chances. Natã de cabeça deu trabalho para Viscarra e JP Galvão no rebote não aproveitou a chance. Apesar das chances, quem chegou ao gol foram os bolivianos. Em cobrança de falta, Ursino obrigou Marchesin a fazer uma defesa impressionante. No rebote, Triverio aproveitou o espaço da defesa gremista para anotar o segundo gol de cabeça. Com o placar desfavorável, Renato apostou nos jovens. Riquelme, Cheron e Besozzi entraram, mas não conseguiram chegar ao gol.
Foco total no Gauchão
Com o retorno da equipe da capital boliviana, Renato Portaluppi começará a pensar na estratégia para a final do Campeonato Gaúcho. O Tricolor recebe o Juventude na Arena, em Porto Alegre, no próximo sábado (6), às 16h30.
Por Gabriel Fritsch
Foto Aizar Raldes / AFP