Nesta quarta-feira (02), diversos ataques com drones russos provocaram danos significativos às infraestruturas portuárias e industriais da Ucrânia no Danúbio, afetando gravemente a exportação de grãos do país. Os pequenos portos fluviais ucranianos de Reni e Izmail, na região de Odessa, têm sido fundamentais para a saída dos produtos agrícolas ucranianos após a Rússia abandonar, no fim de julho, um acordo que permitia a Kiev exportar cereais mesmo durante o período de guerra.
Além disso, a capital Kiev também foi alvo de dispositivos explosivos, mas as autoridades ucranianas conseguiram derrubar todos os drones antes que causassem maiores estragos.
As regiões sul de Odessa foram alvo dos ataques, conforme divulgado pelo exército ucraniano através do Telegram, embora a localização exata não tenha sido mencionada. As autoridades destacam que os ataques tinham como objetivo claro as infraestruturas portuárias e industriais da região.
A Procuradoria Geral da Ucrânia emitiu um comunicado relatando que "as instalações portuárias e a infraestrutura industrial no Danúbio foram afetadas", incluindo um elevador, vários silos de grãos, tanques de terminais de carga, depósitos e áreas administrativas.
Foto: O Globo.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).