A 21ª edição do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no último fim de semana, foi a maior desde sua criação, registrando um total de 11.104 inscritos.
Distribuição dos Inscritos
Etapa 1: 5.339 candidatos, realizada no sábado, 30/11.
Etapas 2 e 3: 3.207 e 2.558 inscritos, respectivamente, realizadas no domingo, 01/12.
Na Etapa 3, os candidatos optaram por um dos mais de 100 cursos de graduação oferecidos pela UFPel, além de responder a 32 questões interdisciplinares e elaborar uma redação. O tema escolhido para este ano foi “Crises Climáticas e Refugiados Ambientais – Desafios e Soluções”.
Destaques do PAVE 2024
Gratuidade das Inscrições
Pela primeira vez, todas as inscrições foram gratuitas, em função do estado de calamidade enfrentado por Pelotas e outras cidades do Rio Grande do Sul.
Distribuição Equilibrada das Inscrições
A relação candidato/vaga mostrou uma ocupação mais homogênea entre os cursos, minimizando as vagas ociosas que, historicamente, ocorrem em alguns cursos menos procurados.
Cursos Mais Concorridos
Os cursos com maior número de candidatos por vaga foram:
- Psicologia
- Fisioterapia
- Medicina
- Direito
Visitação às Escolas
A equipe do Núcleo de Processos Seletivos, em parceria com o projeto de extensão coordenado pelo professor Francisco Kieling, visitou mais de 30 escolas da região sul do estado para divulgar o PAVE e os cursos da UFPel.
Avanços na Acessibilidade
Cerca de 80 candidatos solicitaram Atendimento Especial, com suporte de ledores, transcritores, intérpretes de Libras, provas ampliadas e salas de fácil acesso. O destaque foi a criação de uma sala de autorregulação, proporcionando um ambiente mais tranquilo para candidatos com necessidades específicas.
Vagas Ofertadas
O PAVE 2024 oferece 1.020 vagas em cursos de graduação presenciais da UFPel, sendo 90% destinadas ao sistema de cotas. As vagas são reservadas para egressos do ensino médio de escolas públicas, com critérios que consideram renda, pertencimento étnico-racial e deficiência.
As vagas são distribuídas para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, com início das aulas previsto para abril.
Com cerca de 2.500 candidatos participando da Etapa 3, a expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas, integrando novos acadêmicos à comunidade da Universidade Federal de Pelotas.
Por CCS UFPEL
Foto: Divulgação