Dezembro marca a mobilização nacional de prevenção ao vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha objetiva também a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, o que é possível mediante a detecção precoce do vírus. Para colaborar com esse processo, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Programa Viva Bem, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza os autotestes de HIV para a comunidade universitária.
Conforme a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPel, houve diversos avanços nos métodos preventivos ao HIV. Por meio do uso da Profilaxia Pré-Exposição (Prep), o organismo estará preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A Prep consiste na ingestão de comprimidos diariamente ou horas antes da relação sexual.
Também há recursos para utilização em situação de risco à infecção pelo HIV: a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Nesse caso, o uso de medicamentos ou anticorpos para reduzir o risco de adquirir a infecção ocorre após qualquer situação de possível contágio, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem uso de preservativos), acidente ocupacional (através de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados). A administração da PEP deve ocorrer em até 72 horas após a exposição.
Outras formas de transmissão do vírus encontram-se no uso compartilhado de seringas, na gestação, no parto e na amamentação. Para detecção, alerta a Progep, é essencial a realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV. Dessa forma, é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos.
Autoteste na UFPel
É possível retirar os autotestes de HIV na UFPel, de forma sigilosa. O procedimento consiste em encaminhar e-mail para enfermagem.csqv@ufpel.edu.br. Quem solicitar será orientado pela equipe de enfermagem para a retirada individual do teste.
Os autotestes de HIV são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pelotas, são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1428, sala 407), e pelo Programa de IST/Aids e Hepatites Virais do Município.
Por CCS UFPEL
Imagem: Divulgação