Após as enchentes ocorridas em maio em Porto Alegre-RS, o Aeroporto Salgado Filho retomará suas operações na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro. O retorno será gradual, com 1.800 metros de pista reabertos inicialmente, permitindo a realização de 128 voos diários e 900 voos semanais. O volume representa cerca de 70% dos voos que ocorriam antes da enchente que forçou o fechamento do terminal em maio. Apesar da reabertura, os voos que vinham sendo operados temporariamente pela Base Aérea de Canoas não serão interrompidos de imediato. A transição completa para o Salgado Filho ocorrerá de forma gradual nos próximos três meses.
Durante as Reuniões Extraordinárias da Comissão de Segurança Operacional da Fraport Brasil, realizadas no último dia 8, foram discutidos os protocolos de segurança e operação para garantir a reabertura segura. “O compromisso com a Segurança Operacional de todos os elos da comunidade aeroportuária é fundamental para a retomada segura”, afirmou José Carlos Saraiva, coordenador de segurança operacional do aeroporto.
As operações domésticas ocorrerão entre 8h e 22h, com funcionamento parcial da infraestrutura até o dia 16 de dezembro, quando a pista será ampliada para 1.500 metros adicionais. O comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto, destacou a importância da retomada para a população gaúcha e assegurou que o foco na segurança está garantido.
Por Agrolink
Foto Nadia Borges