Um total de 1.215 obras relativas a diversos tipos de melhorias estruturais em escolas das 27 unidades da Federação foram concluídas entre o início de 2023 e a primeira quinzena de novembro de 2024. As ações contemplam reformas, coberturas de quadras esportivas, ampliações e melhorias em escolas de ensino fundamental, profissionalizante e educação infantil.
Os dados integram relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação com propósito de transferir recursos e prestar assistência técnica a estados, municípios e ao Distrito Federal para garantir educação de qualidade em todo o país.
Do total de obras entregues, 70 foram finalizadas no Rio Grande do Sul, em 51 municípios, com 47 concluídas em 2023 e 23 em 2024. As melhorias beneficiam mais de 21,7 mil alunos, entre eles 7,2 mil estão no período integral. O valor total do investimento supera R$ 85,9 milhões, dos quais R$ 75,1 milhões já foram pagos.
Das 70 obras realizadas no Rio Grande do Sul, sete referem-se a trabalhos de ampliação, 12 são de construção ou cobertura de quadras esportivas, 37 em escolas de educação infantil, 11 em escolas do ensino fundamental, além de três reformas. Do total, 69 obras estão na esfera municipal e uma na estadual. São 64 intervenções em áreas urbanas, cinco em áreas rurais e uma em território quilombola.
Por Ascom
Foto Divulgação