No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um simples desejo infantil transformou-se em uma festa inesquecível. O “Dia do Desejo”, uma ação promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital, trouxe sorrisos e esperança para um menino de 7 anos que estava internado há 20 dias na Unidade da Criança e do Adolescente. A comemoração, planejada para celebrar sua melhora, teve um grande impacto na recuperação do pequeno paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa também contou com o apoio das equipes de Enfermagem e Médica, acadêmicos de Nutrição e residentes do Programa de Residência Multiprofissional. Com essa união de forças, a festa começou a ganhar vida e foi realizada na brinquedoteca do Hospital.
A ideia do “Dia do Desejo” surgiu para atender aos anseios de crianças que estão internadas, especialmente aquelas que enfrentam longos períodos de hospitalização.
A pedagoga hospitalar enfatizou que esses momentos de alegria têm um impacto positivo na saúde emocional dos pequenos. “A Recreação Terapêutica Hospitalar ajuda a reduzir a tensão, a dor e a ansiedade que as crianças sentem durante a internação. Brincar e celebrar torna a passagem pelo Hospital menos traumática e mais suportável”, explicou.
Por Ascom
Foto Divulgação HE