Pelotas sedia, no dia 24 de novembro a partir das 15h, a 23ª Parada da Diversidade no Largo do Mercado Central. Organizada pela comissão formada por ONGs e coletivos do movimento LGBTQIAPN+, com a ajuda de voluntários e parceria da Prefeitura, esta edição conta com apresentações artísticas, músicas, shows de drag queens e demais performances.
Na segunda-feira (18/11) aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Diversidade, no pátio 4 do Mercado Central, em um final de tarde nublado, com chuva fraca, mas que não impediu a realização da cerimônia. Em seguida, a equipe de organização da Semana da Diversidade realizou o hasteamento da bandeira LGBT no prédio da Prefeitura.
O evento deste ano marca o retorno Parada com estrutura de palco, passarela, camarim, som e luz com telão de LED, que não ocorria desde 2020, em razão da pandemia do Coronavírus. A Parada da Diversidade terá cinco apresentadores LGBTQIAPN+, DJs, intérprete de Libras e caminhada com trio elétrico pelas ruas centrais.
A 23ª edição da Parada da Diversidade é o principal evento de ativismo e visibilidade da população LGBTQIAPN+, que luta por políticas públicas e o combate ao preconceito e à discriminação, sendo momento de festa e celebração em forma de arte. O evento faz parte da Semana da Diversidade, que iniciou no dia 18 de novembro e vai até dia 24, organizado pelos grupos Também e Vale a Vida, o Coletivo Surdes LGBTQIA+ e a OSC Gesto, com apoio do Conselho Municipal LGBT.
Por Paulo Ienczak, com informações de Ascom Prefeitura de Pelotas
Foto: Michel Corvello.