Aluno da rede municipal de Pelotas é destaque no prêmio MPT na Escola
Zona Sul
Publicado em 15/10/2024

O estudante João Vitor Moreno Bento, aluno da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferreira Vianna, foi um dos vencedores do Prêmio MPT na Escola, projeto em âmbito estadual do Ministério Público do Trabalho para erradicação do trabalho infantil. A criação de João Vitor, intitulada Da fazenda para a escola, ficou em terceiro lugar na categoria Conto. Além da medalha, ele recebeu um fone de ouvido. 

De acordo com a coordenadora municipal do projeto MPT na Escola na rede municipal de ensino, Sabrina Tarouco, a comissão responsável pela seleção dos trabalhos encaminhados destacou no conto de autoria do aluno da rede municipal o encadeamento das ideias, com início, meio e desfecho com aplicação das devidas punições aos responsáveis por infringir as leis que protegem crianças e adolescentes até os 14 anos, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Trabalhamos nas escolas da rede municipal a cartilha do Ministério Público [do Trabalho] que alerta sobre a exploração do trabalho infantil e fomenta entre crianças e adolescentes a discutir a questão, principalmente em relação a acidentes que estão expostos”, afirma Sabrina. 

Conforme o secretário de Educação, Marcelo Aldado, a rede municipal contribuiu com o projeto inscrevendo trabalhos nas quatro categorias. Além de Conto, premiada pelo trabalho de João Vitor, foram encaminhados também trabalhos em Desenho, Música e Poesia - todos abordando a necessidade da erradicação do trabalho infantil. A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre, semana passada, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 4ª Região). Além do estudante e da coordenadora do projeto MPT na Escola na rede municipal, esteve presente a professora Kelly Maciel, da Emef Ferreira Vianna.

Por Ascom Prefeitura de Pelotas 

Foto: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!