Pesquisa aponta que novo tratamento para câncer do colo de útero pode ser 40% mais eficaz para reduzir risco de mortes
Últimas Notícias
Publicado em 15/10/2024

O câncer do colo de útero é o quarto câncer mais incidente em mulheres de todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um tumor que se desenvolve na parte inferior do útero a partir do crescimento desordenado das células.

Por ser um dos cânceres mais letais, a doença é pesquisada por estudiosos do mundo inteiro. Recentemente, uma pesquisa desenvolvida pela University College London (UCL) e publicada na revista científica The Lancet, trouxe uma boa notícia: um novo tratamento para câncer do colo de útero pode ser 40% mais eficaz para reduzir risco de mortes.

Durante o estudo, foram realizados testes em 500 pacientes do Brasil, Itália, México, Reino Unido e Índia em um período de dez anos. Ao longo deste tempo, as pacientes fizeram tratamento em um curto ciclo de quimioterapia antes da quimiorradiação. As mulheres foram divididas em dois grupos, onde um recebeu o novo método e outro o tratamento padrão. Em ambos os casos, os tumores não haviam se espalhado para outras partes do corpo.

Após cinco anos da pesquisa, os dados demonstraram que 80% das pacientes que receberam o novo tratamento estavam vivas, e em 72% dos casos o câncer não havia retornado nem se espalhado. No grupo que seguiu o tratamento padrão, 72% das pacientes sobreviveram e 64% não apresentaram recorrência da doença. Desta forma, o estudo constatou que o risco de morte por câncer do colo do útero foi reduzido em 40%. Segundo a pesquisa, o resultado foi válido em casos em que a doença estava localmente avançada e não havia se espalhado para outros órgãos.

 

Por Redação

Foto Reprodução

Comentários
Comentário enviado com sucesso!