O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementou o Escritório de Inovação em Saúde. Essa é uma iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), funciona em formato de comissão permanente, ligada à Superintendência do Hospital. O objetivo é facilitar a criação e desenvolvimento de projetos inovadores, oferecendo suporte técnico e encaminhamentos para que as propostas possam ser concretizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o Escritório, o HE-UFPel deu mais um passo importante rumo à inovação na saúde, destacou o gerente de Ensino e Pesquisa, Tiago Collares. E acrescentou: “A equipe está entusiasmada em concretizar a criação de um Centro de Inovação em Saúde. A ideia, que surgiu durante o primeiro IDEATHON promovido pela GEP, contou com a participação ativa de estudantes, docentes e trabalhadores da Ebserh. A partir dessa discussão, foi encaminhada a criação de um Escritório de Inovação, responsável por delinear o projeto do Centro de Inovação em Saúde”.
A Comissão do Escritório de Inovação em Saúde, como explicou a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e membro do Escritório de Inovação em Saúde, Mariléia Stube, “permite promover e implementar inovações tecnológicas, de processos e de organização, o que pode incluir novos tratamentos e melhorias na gestão e na experiência do paciente”. Assim, o Escritório visa facilitar a execução de iniciativas de maneira simplificada, por meio de conexões com profissionais do próprio HE, universidades ou empresas.
O foco é viabilizar inovações e conexões que aprimorem processos de assistência à saúde no HE-UFPel. Dentre as finalidades estão: fortalecer a cultura da Inovação em Saúde no Hospital; viabilizar a implementação do Centro de Inovação em Saúde; conectar ideias com a universidade, empresas e governo; coordenar e avaliar projetos de inovação; estimular pesquisas tecnológicas para o SUS; promover a Telessaúde; e apoiar colaboradores no registro e proteção de suas criações.
Segundo a chefe da Unidade de E-saúde e membro do Escritório de Inovação em Saúde, Lauren Sallaberry Ferreira Stefanello, “Estamos comprometidos em fortalecer a cultura de inovação em saúde, conectando ideias e tecnologias que impactam diretamente o ensino, a pesquisa e o cuidado em saúde. O nosso trabalho é criar soluções que beneficiem o SUS e toda a sociedade, com um olhar atento à transformação digital e ao desenvolvimento tecnológico”.
Por Ascom
Foto Arquivo Pessoal