Teatrua apresenta quatro espetáculos na praça Coronel Pedro Osório
Cultura
Publicado em 11/10/2024

A 3ª edição do Teatrua – Festival de Teatro de Rua de Pelotas começa sábado (12) às 9h30min, no Centro de Artes da UFPel com a roda de saberes Teatralidades negras: Processo criativo do espetáculo Eu não sou macaco!, com a atriz e professora Dedy Ricardo. Na programação ainda estão mais quatro espetáculos, que serão apresentados ao longo do dia na praça Coronel Pedro Osório. O projeto tem financiamento do Procultura do município. 

O bate-papo com a atriz Dedy Ricardo quem promove é o Núcleo de Práticas Radicais da UFPel. “É uma parceria do Nupra com o Teatrua”, explica a produtora cultural Roberta Selva. Às 17h, Dedy apresenta o seu espetáculo na praça, no encerramento do Teatrua.

O evento começou na terça-feira com a realização da oficina de Performance Urbana (oficina de atuação para atuadores), com a atriz Tânia Farias da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O público alvo eram os estudantes e profissionais das áreas das artes cênicas.  

Participaram desta oficina 11 atuadores, que vão encerrar a atividade amanhã às 11h, com a apresentação da performance Procura-se um corpo. Antes da apresentação haverá um cortejo que vai passar pela esquina Democrática (união das ruas 15 de Novembro com Sete de Setembro), Mercado Central e praça. À tarde todos os espetáculos ocorrerão na praça, a partir das15h30min.

Inspiração

O Festival nasceu da vontade de duas atrizes, Roberta Selva e Tatiana Duarte, inspiradas pelo trabalho do Ói Nóiz. A primeira edição ocorreu em 2015 e a segunda,  em 2018, com a produção de Renata Pinhati, que segue no projeto.

A pandemia foi fator de desmobilização, mas em 2022 as produtoras resolveram tentar um novo edital. “Se não fosse agora a gente não faria mais. Agora precisamos fazer mais seguidamente, se não for uma vez por ano, pelo menos a cada dois anos”, comenta Roberta.

Programação

Praça Coronel Pedro Osório

 

11h – Procura-se um corpo – direção Tânia Farias (Porto Alegre)

 

15h30min – Violências inconsequências  – Teatro no Buraco (Santa Maria)

 

16h30min – O Grande Tambor  – Coletivo Batucantada (Pelotas)

 

17h – Eu não sou macaco – Dedy Ricardo (Porto Alegre)

 

Por A Hora do Sul

Imagem: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!