CDL Rio Grande e São José do Norte lidera, desde as inundações de maio de 2024, o projeto “Levanta, Rio Grande e São José do Norte”, com objetivo de traçar um plano de atuação para auxiliar ambas as cidades no processo de desenvolvimento local. O Comitê de Planejamento e Gestão (CPG) do grupo é formado por lideranças da sociedade civil e vem trabalhando com diversas frentes, produzindo constantes entregas para a comunidade. Na última segunda-feira, 18, uma reunião consolidou um novo objetivo que, conforme os valores da CDL, promoverá o empreendedorismo e o associativismo local.
O ‘Levanta’ parte para uma nova etapa no processo de desenvolvimento econômico do município e se prepara para lançar a ‘Incubadora CDL’. Um projeto-piloto está em etapa de planejamento e será implantado inicialmente no Bairro Parque Marinha. Ele se baseará em fomentar novos negócios a partir de uma ideia e um CPF. A entidade está organizando módulos de conteúdos que serão ministrados em áreas profissionalizantes, além de finanças, gestão, vendas e, principalmente, estruturação de um plano de negócios. Além disso, a entidade negocia a criação de microcréditos locais para empresas recém-criadas (e também para associados com baixo faturamento), além de regramentos para acesso a estes microcréditos. Os empreendedores incubados pela CDL receberão mentorias continuadas, tanto para uso correto desses recursos quanto para aumento da probabilidade de sucesso em seus negócios.
Com esta entrega, a CDL busca expandir o desenvolvimento na cidade do Rio Grande assertivamente, contribuindo diretamente para a criação de novos negócios de forma descentralizada — em bairros — ajudando a promover o sentimento de pertencimento da população e colaborando para diminuindo a desigualdade social do município através da atividade econômica.
Por Assessoria AZ
Foto Assessoria AZ