A exposição Somos do tamanho dos nossos sonhos – Em busca de um lar marca o lançamento do projeto de criação da Pinacoteca de Artes de Pelotas. O evento, que ocorre na 4Galeria Café, apresenta à comunidade mais de 200 obras bi e tridimensionais, que compõem o acervo da Pape, com curadoria de Antônio André, que é também proponente da iniciativa. A abertura é nesta quinta-feira (10) às 19h, na rua Santos Dumont, 125. A entrada é franca.
Colecionador de arte, Antônio André desejou por muito tempo ver em Pelotas uma pinacoteca. Um empreendimento que ele transformou em sonho e, posteriormente, em proposta. No ano passado André formatou um projeto que ele mesmo tem divulgado, agora com a mostra de arte a ideia é conseguir o apoio de mais pessoas. “A partir dessa apresentação que o pessoal tome ciência do tamanho, dos objetivos, das qualidades do projeto que é muito grande”, explica André.
O acervo da Pape contará com pinturas, desenhos e esculturas documentadas. A proposta ainda prevê que a Pinacoteca abrigue e/ou realize atividades culturais, além de oficinas, cursos e palestras e que seja a casa de muitos artistas. “Ele não é um projeto comercial, eu vou estruturá-lo para deixá-lo para a cidade”, conta.
Após a exposição, André vai buscar a estruturação do espaço físico para colocar em prática o projeto. Para dar esse passo, o colecionador precisará de apoios. “Vamos precisar de vários profissionais para colocar a Pinacoteca para funcionar”, comenta.
Valorizar e incentivar
Até agora o colecionador tem tomado à frente do seu sonho, com a ajuda de alguns poucos apoiadores, entre eles a proprietária do 4Galeria Café, Mariana Rachinhas. “Pelotas possui uma riqueza artística e cultural extraordinária, e devemos valorizar e incentivar essa cena. A 4 Galeria, como sempre abre suas portas, hoje para o projeto da Pinacoteca, apoiando artistas e iniciativas que reconhecemos como essenciais para a cidade”, fala a empresária.
André acredita que quem for à exposição vai se surpreender com a quantidade e a qualidade das obras, além de conhecer trabalhos de artistas de diferentes gerações. Nesta mostra estarão trabalhos de nomes como: Adail Bento Costa, Clara Pechansky, Nesmaro, Mello da Costa, Josuel Miranda, Jorge Ramaje, Voldinei Lucas e Lenir de Miranda, entre outros.
Apoio dos artistas
Em apoio ao projeto artistas têm feito doações para o acervo, entre eles está a ilustradora Fernanda Moreira. “Acho impressionante a determinação do Antônio de fazer esse sonho se tornar realidade. De tudo o que está acontecendo é realização dele e ele trouxe um projeto para mim e para os outros, acredito, muito concreto. A gente torce muito para que isso aconteça”, comenta Fernanda, criadora do projeto Pelotas Fantástica.
Para a artista, a prova de que a Pape é viável é o apoio que outros artistas estão dando ao projeto ao fazerem as doações. “Quanto mais as pessoas divulgarem essa exposição, melhor. É um presente para todos nós, não tem como não contribuir de algum jeito para que isso aconteça”, diz Fernanda.
Por A Hora do Sul
Foto: Divulgação