Chuvas irregulares e atrasos marcam safra de trigo no RS e PR
Últimas Notícias
Publicado em 10/10/2024

O cenário climático instável continua a gerar preocupações para a safra de trigo de 2024, especialmente nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Paraná. Com chuvas fora de época e geadas irregulares, o plantio e desenvolvimento das lavouras enfrentam desafios que impactam diretamente a qualidade e o volume da produção. Durante o Webinar “Safra de trigo Nacional 2024”, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do trigo (Abitrigo), especialistas discutiram o impacto dessas condições climáticas.

No Rio Grande do Sul, o plantio atrasado devido às chuvas de maio resultou em uma colheita mais lenta. Indio Brasil dos Santos, operador de mercados da Solo Corretora de Cereais, destacou que, apesar de 85% das lavouras estarem em boas condições, o excesso de chuvas no sul do estado já afeta algumas áreas. 

Enquanto o sul do Brasil enfrenta incertezas, outras regiões, como o Cerrado mineiro, também sofrem com os efeitos climáticos. Eduardo Ellas Abrahim, presidente da Atriemg, indicou que a produção de trigo em Minas Gerais caiu para cerca de 250 mil toneladas devido a uma seca prolongada, um recuo de 50% em relação ao ano passado. Por outro lado, o estado de Goiás, beneficiado pela irrigação, superou pela primeira vez a marca de 300 mil toneladas, sinalizando crescimento na região.

Apesar dos desafios, as perspectivas futuras para o setor permanecem otimistas, com produtores já planejando o próximo ciclo de plantio, dependendo das condições econômicas e climáticas.

 

Por Agrolink 

Foto Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!