A semeadura do arroz no Rio Grande do Sul chegou a 9,54% nesta semana, conforme dados divulgados pelo Instituto Rio Grandense do arroz (Irga). Até o momento, os produtores plantaram 90.502 hectares, de um total de 948.356 hectares previstos para a safra 2024/25. Apesar do progresso, o ritmo está abaixo do esperado, principalmente devido às fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado, prejudicando o início das atividades de plantio na Zona Sul, uma das mais relevantes para a cultura do arroz.
Luiz Fernando Siqueira, gerente da Extensão Rural do Irga, comentou que as precipitações intensas impediram a semeadura na Zona Sul, uma área de grande importância para a produção estadual. "As chuvas têm sido muito intensas, especialmente na Zona Sul, onde o plantio ainda não começou. Essa região é fundamental para a produtividade, mas ainda temos um mês até o final do período ideal para o plantio, que vai até o início de novembro".
Apesar dos obstáculos em algumas áreas, a Fronteira Oeste já alcançou mais de 30% da área plantada, cumprindo a meta tradicional de setembro.
Por Agrolink
Foto USDA