No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional da Música. A data foi instituída pelo International Music Council (IMC), conselho que faz parte da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo da comemoração, que ocorre desde 1975, é destacar a música como ferramenta para a paz entre os povos.
Em Pelotas, a música pulsa junto com o coração da cidade, e toma conta das ruas logo no início do ano, em janeiro, com o tradicional Festival Sesc de Música. No final do ano, em dezembro, a Praça Coronel Pedro Osório é tomada pelo clima festivo, com a iluminação e as clássicas canções de Natal. A Fenadoce, em junho, e a Feira do Livro, em outubro, para além de suas atrações principais, são sempre uma oportunidade para prestigiar os músicos locais.
Entre fevereiro e março vivemos o carnaval, nos blocos de rua, ensaios de bandas e na passarela. E o ano inteiro de música na Satolep noturna, boêmia e universitária. E assim como em Pelotas, na Dez todo o dia é dia de música!
Por Paulo Ienczak
Foto: Gustavo Mansur