Mais da metade dos proprietários de motocicleta não tem habilitação
Últimas Notícias
Publicado em 10/09/2024

 

 

Dados constam de estudo da Secretaria Nacional de Trânsito

 

Mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem habilitação para conduzir esses veículos, revela uma pesquisa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Dos 32,5 milhões de proprietários registrados, 17,5 milhões (53,8%) não têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada.

 

A pesquisa aponta que fatores como o custo acessível das motos, a expansão de negócios de compartilhamento e aluguel, e a dificuldade de obtenção da CNH explicam essa situação. A maior parte dos proprietários sem habilitação está na faixa etária de 40 a 59 anos, enquanto os habilitados são predominantemente da faixa de 30 a 39 anos.

 

Atualmente, as motocicletas representam 28% da frota nacional, com previsão de atingir 30% em seis anos. O Maranhão lidera em percentual de motocicletas na frota de veículos, com 60%, seguido por Piauí e Pará. São Paulo tem o maior número absoluto de motos, com 7 milhões.

 

Após uma redução nas infrações durante a pandemia, o número de multas para motociclistas aumentou, chegando a mais de 1,3 milhão em 2023, com 80% relacionadas ao uso inadequado de equipamentos de segurança, especialmente capacetes. Os motociclistas estão envolvidos em 25% dos acidentes e 30% das fatalidades no trânsito.

 

O estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas e estratégias de segurança viária específicas para motocicletas.

 

Por: Agência Brasil

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Comentários