Enquanto aguarda a licença de instalação, o Fantasma jogará temporariamente no Bento Freitas durante a Terceirona Gaúcha
O Farroupilha está prestes a receber a autorização final para iniciar a construção de seu novo estádio, a Arena Ninho do Cardeal, situado na Avenida 25 de Julho, nas proximidades da BR 116. O clube já vendeu a área do antigo estádio Nicolau Fico e, devido a uma série de trâmites burocráticos, inclusive com a Prefeitura, o Fantasma disputará os jogos da Terceirona Gaúcha deste ano no Estádio do Brasil, o Bento Freitas.
O projeto da nova arena foi anunciado pelo clube em maio de 2023, mas já estava confirmado desde dezembro do ano anterior. A previsão inicial era de que o Farroupilha começasse a utilizar a nova sede em 2024, mas isso não será viável, uma vez que as obras ainda não começaram.
A licença prévia foi concedida em novembro de 2023, e agora o clube precisa apresentar o pedido para a licença de instalação. Os estudos sobre impacto ambiental, segurança, levantamento topográfico e análise da cobertura vegetal já foram aprovados. Espera-se que a liberação de todos os processos burocráticos ocorra ainda este ano.
Segundo o projeto, a Arena terá capacidade para dois mil espectadores, com a possibilidade de ampliação para sete mil lugares. A estrutura será construída conforme os padrões da Fifa, com iluminação em LED, centro administrativo, refeitório, alojamento, praça, estacionamento, bares e um campo auxiliar.
Por: Pedro Farias
Foto: Divulgação Farroupilha