Produtores rurais de São Lourenço do Sul organizaram um tratoraço com mais de 200 máquinas agrícolas, em paralelo a manifestação do SOS Agro que acontece em Porto Alegre. O tratoraço deve se concentrar no trevo de acesso ao município, depois irá com os veículos até a área central da cidade, encerrando às margens da BR-116. O objetivo é cobrar medidas mais drásticas do Governo Federal após os danos causados pelas chuvas de maio.
São Lourenço do Sul foi uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, e de acordo com levantamentos feitos pela Emater, houveram perdas de R$ 238 milhões no cultivo de soja e milho, além de outras culturas também afetadas.
O pleito do movimento, formalizado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), é pela prorrogação de dívidas por 15 anos, com dois anos de carência e juros de 3% ao ano. Essas condições não foram atendidas pela medida provisória publicada pelo governo federal na semana passada, e em função disso, o tratoraço foi mantido.
A concentração iniciou no Sindicato Rural por volta das 9h, com cronograma passando pelo calçadão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi e retornando à Rural onde haverá almoço. Na tarde, às 13h30, o grupo parte para o pátio da empresa Puro Grão, na BR-116. De acordo com a Ecosul, nenhum bloqueio de rodovia é oficialmente previsto.
Além de São Lourenço do Sul, dezenas de outros municípios gaúchos já realizaram a manifestação, como é o caso de Canguçu, Turuçu e Encruzilhada do Sul. Para esta sexta-feira (9), Amaral Ferrador e Dom Feliciano também estão organizando suas versões do “tratoraço” em apoio ao movimento.
Ao mesmo tempo em que o tratoraço ocorre em São Lourenço, Porto Alegre terá um protesto proveniente da SOS Agro que passará pela Avenida Presidente Castello Branco, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. A programação inclui ainda uma caminhada até a superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva, nas proximidades da Casa do Gaúcho. É provável que os veículos permaneçam todo o tempo estacionados na área do Anfiteatro Pôr do Sol, junto à Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Por Augusto L. F.
Fonte Clic Camaquã
Foto Divulgação