Rio Grande não registra novos casos de leptospirose
Últimas Notícias
Publicado em 07/08/2024

Desde a última semana, a cidade de Rio Grande não registrou novos casos de leptospirose, doença que se espalhou mais por conta das enchentes. O número de casos positivos permanece em 32 e o número de notificações em 77. 

De acordo com a Secretaria da Saúde, por causa do declínio de casos da doença, os boletins epidemiológicos semanais que estavam sendo lançados para atualizar a população sobre a situação da cidade quanto a doença irão ser suspensos, já que eles não são mais necessários.

O último boletim foi compartilhado nesta segunda-feira (05), e conta com os mesmos números compartilhados na semana passada, com 32 casos positivos e 45 descartados de um total de 77. Durante 2024, Rio Grande teve o maior registro de casos de leptospirose, a doença é causada por uma bactéria transmitida por urina de ratos e outros animais, devido ao acúmulo de lixo e água causados pelas enchentes na cidade os causos aumentaram drasticamente. 

Os sintomas da leptospirose são: Podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse. Em caso de qualquer sintoma e contato recente com águas que possam estar infectadas, é preciso procurar um médico imediatamente, já que o tratamento com o uso de antibióticos deve ser iniciado no momento da suspeita.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Agência Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!