Em decisão conjunta com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Climatempo definiu um novo local provisório para a instalação do radar meteorológico no Estado, sendo temporariamente instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. Essa medida visa garantir a eficiência das operações de observação meteorológica, fundamentais para a segurança da população gaúcha em eventos de tempo severo.
A escolha do Morro da Polícia, identificada como uma opção adequada durante os estudos de viabilidade, permite que as operações se iniciem de forma segura, e dentro do prazo. A Climatempo está empenhada em assegurar que o radar esteja apto ao monitoramento antes do final de agosto, após passar pelo processo de calibração.
O radar meteorológico, que cobrirá uma área de 150 km de raio a partir de seu ponto de instalação, foi produzido na República Tcheca e chegou ao Rio Grande do Sul em junho. O investimento significativo reflete o compromisso com a melhoria da capacidade de previsão e alerta de tempestades, proporcionando alertas mais precisos.
A decisão de realocar temporariamente o radar foi tomada após um incidente ocorrido na última quinta-feira, 1º de agosto, quando um deslizamento de terra no Morro São João, em Montenegro, inviabilizou temporariamente o acesso ao local, mas não danificou o equipamento.
“Estamos comprometidos com a segurança e a eficiência em todas as etapas deste projeto”, afirma Patricia Diehl Madeira, CEO da Climatempo. “A escolha do Morro da Polícia como local provisório assegura o monitoramento meteorológico de alta qualidade, vital para a proteção da população gaúcha.”
Por Assessoria de Imprensa
Foto Banco de Imagens