Projeto “Paredes com Propósito” ajuda casas afetadas pelas enchentes
Últimas Notícias
Publicado em 05/08/2024

A iniciativa, que partiu de um casal formado por um artista e uma produtora cultural, tem como objetivo reformar as casas que foram afetadas pela tragédia climática, aplicando nova pintura em paredes desbotadas e marcadas pela água. A primeira fase do projeto “Paredes com Propósito” estima ajudar 250 casas em Porto Alegre.

O artista visual Jotape Pax, e a produtora cultural Kami Rosito, falam que a ideia para a iniciativa veio após o sentimento de impotência diante da calamidade, isso motivou o casal a buscar uma maneira de contribuir para a recuperação das áreas atingidas.

"Não tínhamos experiência em salvamento, não tínhamos carro, nem botes, como é que a gente pode ajudar? Pensei que a maneira que eu tenho seria na fase de reconstrução, o trabalho braçal de pintura, o conhecimento que eu tenho de cores, de combinação", comenta o artista.

Agora, a iniciativa já realizou dois mutirões em Porto Alegre, ajudando 84 moradias, essa primeira fase, que ainda contará com mais 4 mutirões, tem o objetivo de ajudar no total 250 casas na capital gaúcha. O primeiro mutirão aconteceu no Quilombo do Areal, um reduto histórico da cidade, entre 12 e 14 de julho, colorindo 37 casas. Já o segundo mutirão foi entre 26 e 28 de julho, nos arredores da Escola de Educação Infantil Vitória, no bairro Humaitá, colorindo a instituição e mais de 45 casas do entorno. O terceiro está programado para acontecer na Vila dos Papeleiros, no bairro Floresta, no final deste mês de agosto.

A ideia do Paredes com Propósito é terminar o projeto com quatro fases em 16 meses. De acordo com Jotape, há "um objetivo ambicioso de chegar a duas mil casas quando a gente for pro interior do Estado".

As próximas cidades que receberão o projeto serão: Esteio, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Guaíba, Lajeado, Pelotas e Rio Grande.

Por Augusto L. F.

Foto Divulgação/Marcelo Liotti

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!