Caio Bonfim, natural de Sobradinho no Distrito Federal, fez história em sua quarta participação nos Jogos Olímpicos após ganhar a medalha de prata na marcha atlética de 20 km, com o tempo de 1h19m09s. Essa é a primeira medalha que o Brasil recebe nesta modalidade.
O brasileiro esteve entre os líderes durante toda a prova, sendo responsável por puxar o pelotão de frente em vários momentos. Com duas punições na reta final, a prova teve emoção até o fim, com Caio Bonfim pendurado e brigando pelo ouro até os metros finais.
O pódio foi composto pelo equatoriano Brian Pintado, que fez a prova em 1:18:55, levando o ouro para casa, Caio Bonfim, que ficou em segundo lugar, e Álvaro Martín da Espanha que finalizou o percurso em 1:19:11, apenas 2 segundos após o brasileiro.
"Olimpíadas é diferente de tudo, né, cara? Tinha uma expectativa, mas você viu tanto que é forte o nível. E Deus proporcionou esse momento. A gente se entregou. Jogos olímpicos não são só essas 20 voltas aqui. É um trabalho, mas também o resultado, graças a Deus, valeu a pena. Eu queria, eu entreguei o meu melhor todos os dias, todas as voltas, todos os momentos, todos os treinamentos deste ciclo olímpico curto de três anos para que eu passasse antes da minha chegada olhar para trás e falar: "cara, eu entreguei". Tudo que eu podia entregar. Tomara que seja suficiente, e graças a Deus foi. Eu estava com duas faltas ali no final, então pra mim não importava." disse Caio Bonfim após a prata.
Por Augusto L. F.
Foto REUTERS/Gonzalo Fuentes