Líder do Hamas é assassinado no Irã
Últimas Notícias
Publicado em 31/07/2024

Ismail Haniyeh, líder do grupo extremista Palestino Hamas, foi assassinado nesta quarta-feira por um ataque de míssil enquanto estava na capital do Irã. O Hamas foi responsável pelos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 em Israel, que levaram até o atual genocídio de palestinos na Faixa de Gaza onde mais de 39 mil pessoas foram mortas pela ofensiva militar de Israel em Gaza.

A Guarda Revolucionária do Irã confirmou a morte de Haniyeh, que aconteceu horas depois de ele ter participado da cerimônia de posse do novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Segundo o jornal The Times of Israel, esse foi o segundo assassinato de alto perfil atribuído a Israel em questão de horas, após um ataque aéreo em Beirute que matou o principal líder militar do Hezbollah.

Segundo a nota, o assassinato de um convidado diplomático da República Islâmica do Irã em seu território é uma violação de todas as regras internacionais e princípios humanos, acrescentando que a medida expôs a natureza terrorista do regime de Israel e o fato de que ninguém na terra está imune aos atos malignos do regime.

As ameaças de retaliação foram rápidas. O braço armado do Hamas disse em um comunicado que o assassinato de Haniyeh “levaria a batalha a novas dimensões e teria grandes repercussões”, enquanto o Irã também prometeu retaliar.

Por Augusto L. F.

Fontes G1 - InfoMoney - Agência Brasil

Foto Arquivo Pessoal

Comentários
Comentário enviado com sucesso!