Com investidores atentos a decisões de política monetária e indicadores econômicos, o dólar caiu
Nesta segunda-feira (29), o dólar americano iniciou a semana em queda de 0,47%, cotado a R$5,6311, sinalizando uma abertura agitada nos mercados financeiros. Investidores estão atentos a uma série de eventos importantes previstos para os próximos dias, como indicadores econômicos, resultados de empresas e decisões sobre taxas de juros.
No cenário nacional, a principal expectativa é a nova decisão de juros do Banco Central, com o mercado projetando uma manutenção das taxas e um tom mais rígido por parte do Comitê de Política Monetária (Copom).
Internacionalmente, o foco está voltado para os bancos centrais do Japão, do Reino Unido e dos Estados Unidos, que devem anunciar suas decisões de política monetária ao longo da semana. O Federal Reserve (Fed) é especialmente observado, com investidores aguardando possíveis indícios sobre o início de um ciclo de redução das taxas de juros na maior economia global.
Além das decisões monetárias, investidores estão acompanhando uma série de indicadores fiscais e de atividade econômica, tanto domésticos quanto internacionais, e diversos balanços corporativos de empresas nacionais e estrangeiras.
O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, apresentava uma leve queda de 0,44%, marcando 126.933 pontos, após uma alta de 1,22% na última sexta-feira (26), quando fechou a 127.492 pontos. Assim, o Ibovespa acumulou uma queda de 0,10% na semana, ganho de 2,89% no mês e perda de 4,99% no ano.
Com o resultado mais recente, o dólar acumulou uma alta de 0,96% na semana, ganho de 1,24% no mês e aumento de 16,60% no ano.
Por: Pedro Farias
Foto: Freepik