Luisa tinha apenas 29 anos
Morreu na tarde desta sexta-feira (26) Luisa Giampaoli, atleta natural de Pelotas, aos 29 anos, que estava internada no Hospital Universitário São Francisco de Paula devido a um edema cerebral.
Os primeiros sintomas surgiram no final de junho. Dores de cabeça e problemas de memória eram frequentes, levando Luisa a buscar ajuda médica.
O marido de Luisa, Eduardo Schmit, clama por justiça e afirma que houve negligência no tratamento da esposa, além de reclamar da ausência de uma ressonância magnética, exame crucial para identificar condições mais complexas. A atleta havia recebido os diagnósticos de leptospirose e pneumonia, e nos últimos dias, a principal suspeita dos médicos era de um edema cerebral.
Em nota, o hospital divulgou: “Em relação a causa do óbito, o prontuário médico é um documento sigiloso, do paciente, nos termos dos arts. 2º e 3º, da Lei Federal nº 8.069/90 e art. 89 da Resolução nº 1.638/02 do Conselho Federal de Medicina, cujo conteúdo deve ser discutido privativamente entre a equipe médica e a família. Demais, a família é possuidora do atestado de óbito com a causa do falecimento. Externamos nossas condolências à família da paciente Luisa Giampaoli.”
Conquistas e Carreira de Luisa Giampaoli
Em abril, Luisa Giampaoli foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para fazer parte da seleção no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que ocorreu em maio em Cuiabá (MT).
Na última edição da Corrida de São Silvestre, principal competição de rua da América Latina, em São Paulo, a atleta de Pelotas terminou na 17ª posição na elite A, a principal categoria feminina. Ela ficou no top-10 entre as corredoras brasileiras ao completar o percurso de 15 quilômetros em 58min32s, o melhor tempo registrado por uma gaúcha.
A atleta também possui em seu currículo, a participação no Troféu Brasil e o título da categoria geral feminina na Meia Maratona de Florianópolis no ano passado. Luisa estabeleceu o recorde da prova de 21 quilômetros na capital catarinense ao finalizá-la em 1h19min32s. Seu melhor tempo nessa distância é de: 1h18min40 em pista.
Por: Pedro Farias
Foto: Instagram Luisa Giampaoli