Primeira Fenagen contará com 145 animais de elite de seis raças
Últimas Notícias
Publicado em 26/07/2024

 Na 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), 145 animais de raças de elite, Angus, Braford, Brangus, Charolês, Devon e Hereford serão apresentados. O evento acontece entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, na Associação Rural de Pelotas.

O presidente da ANC, Joaquin Villegas, afirma que o número é realmente significativo por vários motivos. Cita os problemas climáticos que impediram muitos criadores de aprontarem os seus animais para participar do evento, além de se tratar de uma primeira edição da feira, onde há a necessidade de entender todo o sistema de julgamentos a ser utilizado. Outro ponto destacado pelo dirigente é o fato da Fenagen ser voltada a uma população restrita, ou seja, somente animais de elite. “Todos os exemplares que vão participar são tops, os melhores colocados, com as melhores avaliações genéticas pelo Promebo”, enfatiza.

A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, também se diz satisfeita com o número de animais inscritos, especialmente por ser um evento muito seletivo em termos de qualidade genética. “Não basta o animal ser bonito para se apresentar na pista, ele tem que provar ser um melhorador. E a gente sabe que em uma uma seleção extremamente apertada as propriedades não possuem um alto número de animais superiores”, observa, lembrando, ainda, que em um ano de tantos desafios, como o de 2024,  onde a maioria das propriedades está com limitação de oferta  forrageira  e prejuízos financeiros devido às enchentes, este número de inscrições é bastante expressivo.

Para Silvia, esta primeira edição da Fenagen será o começo de um dos eventos de grande sucesso. Ela diz acreditar que cada vez mais os criadores irão aderir à feira. “Talvez essa edição fomente a própria seleção das propriedades daqui para frente, porque o criador que gosta de uma exposição vai querer participar da Fenagen, e ele entende que não basta ter um animal bonito, mas também tem que ser produtivo. E isso me motiva a dar sequência às próximas edições”, ressalta.

Por Assessoria de Imprensa 

Foto Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!