Hoje dia 18 de Julho é dia Internacional de Nelson Mandela, uma data para celebrar um líder que lutou pela igualdade social, política e econômica para todos os negros que viviam na África do Sul durante o regime do Apartheid.
Nelson Mandela é considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Mandela dedicou 67 anos de sua vida pela luta pela paz e pelos direitos humanos.
O Apartheid foi um regime político que ocorreu entre 1948 e 1994 na África do Sul. Esse regime foi sustentado por um partido de extrema-direita chamado Partido Nacional e se baseou no estabelecimento de uma legislação segregacionista, com o intuito de promover uma série de privilégios para a parcela branca da população.
Mandela ficou 18 anos na prisão de Robben Island, na África do Sul, e nove anos em outra penitenciária. Após ser liberado ele foi eleito como o primeiro presidente da África do Sul.
Após sua morte em 2013, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em novembro de 2009, através de aprovação em Assembleia Geral.
A partir de então, todo dia 18 de julho – data do aniversário de Nelson Mandela – celebra-se a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Ensinar História