Nesta quarta-feira dia 17 de julho é dia de Proteção às Florestas, uma data que serve para refletir e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas no Brasil.
O Brasil é especialmente importante neste assunto, abrigando uma das mais importantes florestas do mundo, a Floresta Amazônica, lar de aproximadamente 10% de toda a vida animal e vegetal no planeta, além de ser conhecida como o “pulmão do mundo”.
Embora as florestas abriguem tantos animais e plantas, ainda acontecem muitas queimadas e outros processos de desmatamento que colocam esses biomas em perigo. É necessário que aconteça um maior monitoramento em florestas para impedir essas ações, assim como uma maior punição contra as pessoas responsáveis por isso.
Organizações não-governamentais e entidades, como o Greenpeace, por exemplo, aproveitam o dia de hoje para realizar ações práticas que possam mostrar para a população os perigos que aguardam a humanidade, caso não seja feito algo para proteger as florestas.
Com a destruição das florestas podemos ver uma redução na biodiversidade, extinção de certas espécies, e alterações nos sistemas climáticos e hidrológicos. É possível fazer a diferença para ajudar na proteção das florestas usando produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado, não jogando lixo no meio ambiente, e dando sempre prioridade aos papéis recicláveis.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Banco de Imagens Online