A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, recebeu na manhã desta segunda-feira (15) no Paço Municipal representantes do Kilombo Urbano Canto de Conexão. Na pauta do encontro, o pedido de ajuda ao Município para que a entidade possa permanecer no endereço atual, na esquina das ruas Benjamin Constant com Álvaro Chaves. A entidade está na mira de uma ação de reintegração de posse.
Conforme os integrantes, o prédio foi ocupado há sete anos e se tornou um território de apoio a estudantes e de representatividade da cultura negra. A estrutura pertenceu à Marinha Brasileira até 1996, nome em que ainda consta em documentos atinentes ao imóvel, como certidões e contas, mas teria sido permutado com particulares que agora reivindicam a desocupação.
A chefe do Executivo ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Kilombo Urbano e reafirmou o interesse em colaborar com o processo de regularização da área. "O trabalho desenvolvido por todos lá tem um profundo alcance social, é novo e transformador e a gente vai se mobilizar para tentar ajudar, porque não podemos nos conformar em perder aquele espaço de arte, de cultura, de acolhimento, de assistência social, extremamente necessário para a nossa cidade", disse Paula.
Integrantes do Kilombo Urbano pleiteiam a desapropriação da área. Eles justificam o passivo tributário acumulado com o Município a partir do reconhecimento da função social do imóvel. O prédio, que tem aproximadamente 300 metros quadrados, já acolheu e auxiliou mais de mil pessoas, de acordo com os representantes do espaço.
Por Assessoria de Imprensa
Foto Facebook/Reprodução