Neste domingo, centenas de moradores do Laranjal realizaram um protesto pedindo por melhorias na infraestrutura do bairro. As principais reivindicações são a construção de um dique reforçado, revitalização das ruas, e destinação de recursos para investimentos no bairro.
A mobilização foi organizada pelos próprios moradores e teve apoio da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar) para sua divulgação e ajuda na articulação de burocracias necessárias para reivindicação formal dessas demandas contando com paralisação do trânsito que dá acesso ao bairro.
A Asclar elaborou um abaixo assinado que foi repassado entre os moradores durante o protesto. No documento é solicitado com urgência a requalificação efetiva da estrutura denominada de “Dique do Valverde” para prevenção em caso de chuvas fortes como as de maio, assim como mais informações sobre como são usados os valores recebidos em verba de calamidade pública.
O aumento do IPTU também foi citado como uma das indignações dos moradores “Casas que pagavam R$ 250 de imposto, depois do aumento, passaram a pagar R$ 2.700, com a alegação de melhorias que nunca ocorreram. Prefeitura cobra imposto alegando que o Laranjal é área nobre, mas nada faz para preventivamente evitar o alagamento de maio desse ano, já no resto da cidade o cenário foi outro”, se manifestou um morador em um post nas redes sociais.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Mariana Passos