Pelotas intensifica atendimentos no inverno para pessoas em situação de rua
Últimas Notícias
Publicado em 13/07/2024

Na cidade de Pelotas, 700 pessoas vivem em situação de rua, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O número representa 0,2% do total de habitantes do municí­pio. Durante o inverno o governo municipal afirma que tem intensificado as abor­dagens sociais para oferecer abrigo às pessoas em situação de rua e evitar que enfrentam as noites de inverno nas ruas. Além do Centro Pop, o acolhi­mento também acontece na Casa de Passagem, localizada junto ao prédio do Centro de Referência de Assistência So­cial (Cras) São Gonçalo, na rua Dona Darcy Vargas, nº 212.

As pessoas que aceitam ser levadas para o local recebem alimentação, banho, e uma cama com cobertas e travesseiros para lidar com frio extremo.  Em caso de pessoas muito idosas, inabilitadas ou doentes, é pos­sível a permanência no local também durante o dia. O es­paço abriga ainda os cães do público assistido e funciona a partir das 19h.

De acordo com o secretá­rio, as pessoas são abordadas na rua pelas equipes. A maio­ria são homens adultos; mui­tos deles, usuários de algum tipo de droga, incluindo álcool, e todos com os vínculos fami­liares desfeitos ou, no mínimo, abalados. Alguns revelam o desejo de se recuperar e voltar para junto da família. Outros têm a rua como casa. Neste momento a estadia é ofertada.

 

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto JTR

Comentários