Com gols de Bruno Gomes e Alario, colorado depende só de si para classificação aos playoffs da Sul-Americana
Na noite da última terça-feira (04), o Internacional visitou o Real Tomayapo na Bolívia e venceu por 2 a 0. Com gols de Bruno Gomes no primeiro tempo e de Alario na etapa complementar, o colorado se aproxima dos playoffs da Sul-Americana. No sábado, enfrenta o Delfín-EQU, no Alfredo Jaconi, e terá que vencer para enfrentar um dos terceiros colocados da Copa Libertadores.
Com elenco bem modificado a fim de dar minutagem ao time, Eduardo Coudet mudou seis jogadores da equipe titular comparado com o jogo contra o Belgrano, onde perdeu por 2 a 1. Rochet, Borré e Valencia foram ausências devido a convocação para as datas FIFA. Vitão, Robert Renan e Wesley, também ficaram de fora do time inicial.
A escalação que começou o jogo foi: Fabrício, Bustos, Igor Gomes, Fernando, Renê, Thiago Maia, Bruno Gomes, Maurício, Hyoran, Alan Patrick e Lucas Alario. As principais novidades foram Fabrício, que fez sua estreia com a camisa colorada, Hyoran que estava fora por lesão há dois meses e Lucas Alario, que deve ter uma continuidade na equipe titular devido às convocações de Borré e Valencia.
Primeiro tempo
O Inter fez o que o torcedor esperava que tivesse feito contra o Belgrano, partiu pra cima desde o início do jogo. Logo aos 2 minutos de partida, Alan Patrick vê a infiltração de Bustos pela direita e lança a bola por cima nos pés do lateral, que faz o domínio e chuta, mas para em ótima defesa de Arancibia.
Aos 15 minutos, Hyoran cruza na área e a bola desvia no zagueiro do Tomayapo e sobra para Maurício, que cruza rasteiro para Alan Patrick chutar para o gol de canhota. A bola bate na trave e na sobra ele mesmo completa para o gol. Porém, o VAR entrou em ação e anulou o gol, alegando impedimento de Maurício no início da jogada.
Quinze minutos depois, em uma jogada parecida com a que teve aos 2 minutos de jogo, Hyoran levanta a cabeça e acha Bruno Gomes entrando pela direita. Fez o lançamento e o meio campista chutou de primeira. O goleiro até tocou na bola, mas não foi o bastante. 1 a 0 Inter e o primeiro gol de Bruno Gomes com a camisa colorada.
O Inter seguiu em cima. Aos 35 minutos, Alan Patrick chutou forte de fora da área, passou do lado da trave. Na sequência, Maurício arriscou de longe e o goleiro Arancibia espalmou. No rebote, Alario desperdiçou, chutando no poste.
Segundo tempo marcado pela arbitragem
Na segunda etapa, o Inter manteve a pressão sobre o Tomayapo. Aos 9 minutos, Alan Patrick fez um belo passe para Bustos, que cruzou a meia altura, mas Alario não alcançou e Hyoran chutou por cima do travessão.
Aos 19 minutos, em uma jogada bem construída, Alan Patrick recebeu de Thiago Maia, girou o corpo e descolou um passe para Maurício entrar na área e bater no cantinho do goleiro. Seria o 2 a 0 do colorado, mas o VAR novamente entrou em ação e achou um impedimento em uma jogada que havia acontecido cerca de 45 segundos atrás, a revisão durou quatro minutos.
O Inter continuou pressionando, sabendo que precisava fazer mais um gol para ficar mais tranquilo e talvez buscar uma goleada. Aos 30 minutos, Bustos mandou uma bomba e o goleiro espalmou para escanteio. Dois minutos depois, Coudet fez suas primeiras trocas, três de uma vez só: saíram Hyoran, Alan Patrick e Mauricio, e entraram Wesley, Lucca e Bruno Henrique.
Orellana, aos 38 minutos, errou o bote e acabou levando Bustos ao chão, resultando em seu segundo cartão amarelo e consequentemente sua expulsão. Momentos antes, a equipe colorada havia reclamado de um possível toque de mão na área do time boliviano. O VAR foi acionado e o árbitro uruguaio Mathias de Armas confirmou o pênalti após revisão. Alario cobrou, mas Arancibia defendeu.
Wesley, que havia entrado recentemente, fez uma bonita jogada e cruzou da esquerda, Bruno Henrique bateu mascado e Alario aproveitou o rebote do pênalti perdido. 2 a 0 para o Inter e o jogo estava praticamente decidido. Restava saber se o Inter continuaria pressionando em busca do terceiro gol, para ter a vantagem do empate contra o Delfín.
Já nos acréscimos e com a equipe boliviana desestruturada, Wesley partiu para cima do marcador e caiu dentro da área. O árbitro marcou pênalti. O VAR entrou em ação mais uma vez, chamou o juiz para a revisão e na revisão o árbitro voltou atrás de sua decisão de campo, dando cartão amarelo para Wesley por simulação.
A vitória é só o que interessa
No próximo sábado (08), a partida contra o Delfín marcará a volta do Internacional ao Rio Grande do Sul após as enchentes no estado. A partida ocorrerá em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi. Em caso de vitória, a equipe colorada estará classificada para os playoffs da Sul-Americana, porém, não se sabe o adversário, para isso, dependerá de quantos gols de diferença terá tirado contra a equipe equatoriana. Entenda o cenário:
Playoffs e Oitavas de final:
1 Gol: Rosário Central-ARG - Fortaleza
2 Gols: LDU-EQU - Lanús-ARG
3 Gols: Independiente Del Vale-EQU - Cruzeiro
4 Gols: Libertad-PAR - Ameliano-PAR
Por: Pedro Farias
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Internacional