Juventude bate o Inter nos pênaltis e avança para a final do Gauchão
Últimas Notícias
Publicado em 26/03/2024

O jogo de volta da primeira semifinal do Campeonato Gaúcho foi disputado na noite de ontem, segunda-feira (25), no estádio Beira-Rio em Porto Alegre. O Internacional recebeu o Juventude. Uma vitória simples, de ambos os lados, era o suficiente para avançar à final, já que o jogo de ida, em Caxias do Sul, terminou em empate sem gols. No tempo normal o confronto terminou novamente empatado, dessa vez por 1 a 1. A decisão ficou para as penalidades máximas. O Papão levou a melhor e venceu o Colorado por 6 a 5.

O primeiro tempo foi marcado por chances perigosas dos dois lados. Wanderson perdeu ótima oportunidade de abrir o marcador logo aos 11 minutos. Maurício cruzou da direita e o atacante Colorado, livre na pequena área, errou a finalização de perna esquerda por cima da meta. O Juventude respondeu aos 17 minutos. O volante Caíque roubou a bola no meio de campo e acionou Edson Carioca em profundidade. O atacante Jaconero chutou rasteiro a bola bateu na trave, andou por cima de toda linha de gol, mas o zagueiro Vitão tirou na hora certa. O Internacional pressionava, mas quem abriu o marcador foi o Juventude. Aos 30, Alan Ruschel cobrou escanteio do lado esquerdo de ataque, Zé Marcos subiu mais que todo mundo e marcou de cabeça o primeiro gol da partida.

O empate Colorado aconteceu logo no início da segunda etapa. Em jogada ensaiada de falta, Aránguiz cruzou e Renê passou livre no segundo poste para marcar de cabeça. Os minutos seguintes foram de intensa pressão do Internacional que quase chegou ao gol da vitória primeiro com Maurício e depois com Bustos. Aos 27, o experiente Nenê provocou o meia Maurício, impedindo a passada do jogador. O Colorado perdeu a cabeça e revidou com um soco e um chute. Anderson Daronco aplicou cartão amarelo em campo. O árbitro de vídeo (VAR) chamou para revisão e o jogador do Inter foi expulso. Após a expulsão, o Juventude igualou o jogo, segurou a pressão do time e da torcida Colorada e o jogo terminou empatado.

 

Decisão por pênaltis

Os especialistas dizem que o primeiro batedor tem que ser o melhor. Inter e Juventude seguiram à risca esse método. Alan Patrick e Gilberto converteram as primeiras batidas. Renê foi o responsável pela segunda e assim como no tempo normal, balançou as redes. Rochet defendeu a cobrança de Alan Ruschel, a segunda do Papão. Na terceira rodada, o Inter poderia confirmar a vantagem, mas Mercado chutou no travessão. Rildo, Jadson, Nenê e Kleiton converteram para o Juventude na sequência e Wanderson, Valencia e Bruno Gomes para o Inter. Nas alternadas, Robert Renan, que entrou no final do segundo tempo, tentou uma cobrança diferente. Marca registrada de craques como Pirlo, Zidane e Loco Abreu, o zagueiro colorado tentou uma cavadinha e errou. Gabriel fez fácil defesa no centro da meta. Kelvi foi o último batedor, converteu com um chute firme no canto direito e levou a equipe da Serra a final do Campeonato depois de 8 anos.

O adversário da final sai do confronto de hoje, terça-feira (26), às 9 da noite, entre Grêmio e Caxias na Arena em Porto Alegre. A equipe Grená precisa vencer por 2 gols de diferença para se classificar. Vitória por 1 gol leva a partida aos pênaltis. Um empate ou vitória gremista leva o Tricolor da capital à final.

Por Gabriel Fritsch

Foto Fernando Alves/E.C.Juventude

Comentários