No último domingo (24), a equipe do projeto Quem Luta Não Briga (QLNB), da Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conquistou o título de campeã geral na 3ª edição do Pelotas Open de Taekwondo, evento organizado pela equipe Machado de Taekwondo, em parceria com município. O campeonato foi realizado no Ginásio Municipal Karosso e contou com a participação de aproximadamente 250 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para o coordenador do projeto, Rossano Diniz, todos a equipe do projeto superou as expectativas. “Esse evento foi uma oportunidade para a comunidade pelotense acompanhar o desempenho dos nossos atletas. Tivemos categorias em que atletas da mesma equipe se enfrentaram e, mesmo assim, atuaram de forma exemplar. Toda a vez que um jovem do QLNB estava em quadra, todos mantinham-se atentos. Foi uma premiação de excelente qualidade. Não foi nada fácil, enfrentamos grandes atletas, integrados à equipes fortes, mas a experiência foi muito boa”, afirmou o treinador.
Sobre o projeto
O Quem Luta Não Briga é uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas em parceria com a UFPel que visa promover o Taekwondo como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal. Além de Rossano Diniz, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a iniciativa é coordenada também pelo professor Fabrício Del Vecchio, da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel). Além dos coordenadores, o projeto conta com os professores Pablo Peres e Henrique Reis, do Vida Ativa, e Lennon Marquez, do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), os preparadores físicos Henrique Rocha de Pinho (Esef/UFPel), Ícaro Schulz (Academia Hoy), e o fisioteraputa Flaviano Moreira, do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Nesta competição, o professor Vinícius Senna Rezende, do Vida Ativa, também participou da comissão técnica da equipe.
Como participar
Para iniciar no taekwondo a partir do Quem Luta Não Briga é preciso ter, no mínimo, sete anos de idade e estar matriculado na rede de ensino, pública ou privada. Os interessados devem visitar um dos núcleos do projeto e assistir ao treinamento e, posteriormente, participar de aula experimental. Após esse primeiro contato, se o interessado quiser fazer parte da equipe, uma ficha de cadastro on-line é disponibilizada para dar início aos treinos e iniciar as atividades oficialmente.
No momento, o Cesc UFPel, à rua Alberto Rosa, 580, às quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, e o Inova Guabiroba, na rua Irmão Fernando de Jesus, 104, terças e quintas-feiras, a partir das 19h, são os únicos núcleos com vagas abertas.
Classificação geral
1º Lugar - Projeto QLNB
Pelotas/ RS
2º Lugar - Familia Taekwondo
Eldorado do Sul/ RS
3º Lugar- Evolution Team
Rio Grande/ RS
4º Lugar- Academia Lotus
Sapucaia do Sul/RS
5º Lugar- Equipe Roger Marasciulo
Rio Grande/ RS
6º Lugar- Equipe Olimpo
Bagé/RS
Por Ascom Prefeitura de Pelotas
Foto: Michel Corvello