O Connex - conexão de experiências em segurança pública e prevenção das violências - aconteceu nesta semana em Pelotas entre os dias 13 e 15 de março. Hoje pela manhã, no Clube Caixeiral, ocorreram dois eventos de encerramento. O primeiro deles foi o painel “Direitos Humanos em Foco: desafios e oportunidades”, com a participação de Rita Cristina de Oliveira, secretária executiva do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e de Paula Mascarenhas, atual prefeita de Pelotas. Em seguida, aconteceu a palestra com o jornalista Caco Barcellos sobre segurança pública e cidadania.
O apresentador do renomado Profissão Repórter direcionou grande parte do seu tempo de fala para discutir o ofício do jornalista na tarefa de cobrir pautas sobre segurança pública. Para ele, a diversidade de pontos de vista é a chave para se contar uma história da melhor forma possível. “Eu adoraria poder contar apenas histórias bonitas e inspiradoras, mas essa não é a realidade que nos cerca, certo?”, pontuou ele, “Eu gosto de conhecer uma história a partir do passam as maiorias, ali está o grande conhecimento da história de um país. Não há tanta inovação no trabalho [de jornalista] em si, mas sim na maneira como ele é realizado”. Quando questionado sobre a segurança pública, Caco disse que a violência existe dentro de todos. “Acho complicado colocar toda a responsabilidade em cima da figura do policial, que é apenas mais um trabalhador brasileiro (...) O problema é estrutural e, então sim, cabe a nós cobrar ação dos órgãos públicos e das instituições”.
A cidade de Pelotas se destaca no cenário internacional como uma referência em políticas públicas de segurança pública e prevenção a partir do Pacto Pelotas Pela Paz e pelo programa estadual RS Seguro. O evento é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.
Por Isabella Barcellos
Foto: Gabriel Fritsch