A Assembleia Geral (AG) da ADUFPel-SSind, realizada nesta quarta-feira (13), deliberou por estado de greve, indicar para o movimento nacional a greve dos docentes do ANDES-SN na primeira quinzena de abril, aproximação política com entidades da educação e estado de Assembleia Permanente. Docentes também aprovaram a constituição de comitês locais de mobilização nas unidades da UFPel e IFSul CaVG e com as seções sindicais da Regional RS.
A decisão da categoria ocorreu após um extenso debate e acompanha o movimento que vem sendo construído pelo ANDES-Sindicato Nacional. O resultado será encaminhado à próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), prevista para acontecer no dia 22/03 em Brasília (DF), na qual será avaliado o cenário nacional. Caso seja aprovada uma posição favorável à greve, será convocada pela ADUFPel uma assembleia específica para decidir sobre a deflagração.
A construção de uma greve do ANDES-SN e da educação no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte uma greve unificada no funcionalismo público federal, foi aprovada na 42ª edição do Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em Fortaleza (CE) entre os dias 26/02 e 01/03 deste ano. A necessidade surgiu diante da postura do governo federal em não avançar nas negociações referentes a pautas em defesa da educação, dos serviços públicos, da carreira, das condições de trabalho e da recomposição dos salários e do orçamento para as instituições federais de ensino superior.
Reprodução e foto: Assessoria de Imprensa ADUFPel