Frente aos desafios das doenças respiratórias, a Prefeitura de Pelotas revisou as diretrizes para enfrentar a Covid-19 e a Influenza nas escolas e órgãos públicos, priorizando a vacinação e o afastamento em casos de sintomas gripais. As atualizações seguem as recomendações do Ministério da Saúde e visam aprimorar as estratégias de prevenção e controle, especialmente com a proximidade do inverno, período de maior incidência dessas enfermidades.
Para prevenir o contágio, recomenda-se o afastamento de qualquer indivíduo com sintomas gripais das instituições de ensino e repartições públicas até a recuperação total. Além disso, a administração municipal enfatiza a vacinação como a principal forma de prevenir casos graves e diminuir a transmissão dos vírus.
Dentre as medidas adicionais, destaca-se a importância de manter uma ventilação adequada nos ambientes, manter um distanciamento de um metro, evitar o compartilhamento de utensílios e objetos (chimarrão, por exemplo), realizar a limpeza frequente de superfícies e disponibilizar álcool em gel.
Por Ascom/Prefeitura de Pelotas