Pelotas vai fechar o primeiro trimestre de 2024 com cinco abatedouros e 31 agroindústrias de produtos de origem animal em funcionamento, enquanto outros quatro empreendimentos estão em fase de registro. Entre as empresas estabelecidas, dez fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permite comercializar a produção para todo o Rio Grande do Sul. Outras três estão com processos em tramitação. O avanço do setor é resultado da política de incentivo às agroindústrias implantada pela Prefeitura desde 2017.
As 31 agroindústrias estabelecidas atuam na produção de mel, ovos, leite, embutidos e derivados de carne e pescados. Os empreendimentos em processo de adequação são das linhas de origem ovina, pescado, embutidos/defumados e mel. Duas ampliaram produtos de fabricação, sendo uma de charque e a outra de embutidos. De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), veterinária Ângela Leitzke Cabana, a meta é fechar o ano de 2024 com 13 agroindústrias com adesão ao Susaf.
Para ser recebido pela SDR, o empreendedor ou responsável técnico deve agendar a visita pelo WhatsApp (53) 99124.9743 ou pelo e-mail sdr@pelotas.rs.gov.br.
Reprodução: Ascom/Prefeitura de Pelotas
Foto: Diário da Manhã