A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com o delegado chefe da Polícia Federal em Pelotas, Rafael Domingues Mardini, nesta segunda-feira (26), para comunicar a abertura de sindicância que apura possíveis irregularidades no Pronto Socorro Municipal de Pelotas (PSP). Conforme a chefe do Executivo, a medida se fez necessária considerando que o complexo de saúde conta com repasses mensais provenientes da União, além de recursos do Município e Estado.
Paula ressaltou que a administração municipal está determinada a investigar a fundo o fato, identificar e punir os responsáveis e, sendo o caso, buscar os ressarcimentos. "Fizemos o comunicado para darmos ciência ao delegado por ter recursos federais envolvidos. Conforme a orientação dele, vamos concluir a sindicância administrativa e enviar as conclusões à Polícia Federal, para se for o caso, abrir uma investigação por aqui também", explicou a gestora.
Na última sexta-feira (23), a prefeita informou, em coletiva à imprensa, a abertura da sindicância para apurar a possível duplicidade de pagamentos para um prestador de serviço do Pronto Socorro Municipal. Paula anunciou o afastamento da direção do PSP - para não comprometer o funcionamento dos serviços -, a criação de uma comissão de inspeção administrativa, além da inclusão dos dados contábeis e administrativos do complexo de saúde no portal municipal de transparência. O secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, acompanhou a reunião.
Reprodução: Acom/Prefeitura de Pelotas
Foto: Michel Corvello