Começou nesta quarta-feira (21) em Capão do Leão, a 34ª edição da Abertura da Colheita do Arroz, que se estenderá até o dia 23 de fevereiro. O evento, que ocorre na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, traz como tema central “Gestão Potencializando Safras” e promete reunir especialistas e grandes nomes do agronegócio para discutir assuntos técnicos, de mercado, gestão e sustentabilidade. Entre os destaques da programação, Daniel Randon, presidente da Randoncorp, e Tiago Librelotto Rubert, fundador da Terra Boa Agrícola, compartilharão suas experiências de sucesso no primeiro dia do evento. A especialista em sustentabilidade Samanta Pineda abrirá o segundo dia com uma palestra sobre Carbono e o Agro, enquanto o terceiro dia contará com o Programa Duas Safras, além de outras atividades paralelas, incluindo palestras técnicas no estande da Embrapa. A quinta-feira (22) reserva uma mesa redonda para debater a criação do Instituto Gaúcho da Carne, com representantes de diversas entidades do setor, marcada para as 14h no estande P1.
Inovação na Arena Digital
A Arena Digital surge como uma das novidades desta edição, oferecendo uma programação focada em inovação e tecnologia para o produtor rural. Segundo o presidente da Federarroz, o objetivo é facilitar a adoção de novas tecnologias nas propriedades rurais, um passo importante na gestão moderna do agronegócio.
Impacto no Turismo e Economia Local
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz não só destaca a importância do agronegócio, mas também impulsiona o turismo e a economia dos municípios de Capão do Leão e Pelotas. A última edição atraiu mais de 13 mil visitantes, incluindo participantes internacionais.
Uma Feira de Oportunidades
Com 150 expositores espalhados por uma área de 26 hectares, o evento oferece uma vasta programação que pode ser acessada no site oficial colheitadoarroz.com.br. As inscrições são gratuitas, e os painéis do auditório serão transmitidos online, permitindo que interessados de todo o mundo acompanhem as discussões. Além disso, a feira conta com vitrines tecnológicas, homenagens e o ato simbólico da abertura oficial da colheita. A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma iniciativa da Federarroz, com a correalização da Embrapa e do Senar RS, e conta com o patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).
Foto: AgroEffective.