Campanha Fevereiro Roxo e Laranja abrange as Unidades Básicas de Saúde
07/02/2024 14:36 em Últimas Notícias

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoverá, neste mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que objetiva aumentar o nível de informações aos pacientes sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer, leucemia e a importância da doação de medula óssea.

A conscientização sobre essas doenças se dará nas UBSs, durante as atividades já agendadas com grupo de pacientes, nas salas de espera e, também, durante as consultas.

Atualmente, ainda não existe cura para Alzheimer, lúpus e fibromialgia. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que leva ao declínio cognitivo, afetando capacidades de trabalho e de relação social. Lúpus é um distúrbio crônico que provoca a produção excessiva de anticorpos, resultando em inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações, enquanto a fibromialgia afeta as articulações, causando dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. 

A leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido, e o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura. Atualmente, ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

A adesão ao calendário de cores do Ministério da Saúde representa o compromisso significativo da Prefeitura em promover iniciativas focadas na conscientização, prevenção e promoção da saúde ao longo de todo o ano, reforçando o comprometimento com o bem-estar e qualidade de vida da população de Pelotas.

 

Por Ascom/Prefeitura de Pelotas

 

COMENTÁRIOS