A 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música encerrou, na noite dessa sexta-feira (26), com apresentação da Orquestra Acadêmica, regida pelo maestro Evandro Matté. O ato ocorreu no Largo do Mercado Público, em Pelotas. Foram 12 dias de uma extensa e intensa programação.
O concerto de encerramento reuniu 105 músicos no palco, entre artistas convidados, alunos e professores que fizeram parte da edição. Cerca de 4.500 pessoas puderam se encantar e se emocionar com a interpretação de trilhas sonoras de filmes que marcaram época como "Star Wars", "O Rei Leão", "Indiana Jones" e “O Poderoso Chefão”.
Como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o festival contou com mais de 60 apresentações artísticas gratuitas que ocorreram em diferentes espaços pelotenses, dentre teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e a Praia do Laranjal.
Ao todo, mais de 40 mil pessoas prestigiaram as atrações. O público soma cerca de 400 alunos bolsistas, de diversas partes do Brasil e países vizinhos, que também viajaram para a Capital Nacional do Doce para cursos de especialização musical com um quadro de 46 professores renomados no mundo da música, representando diferentes nacionalidades.
Entre os destaques desta edição do Festival, houve espetáculos como o Concerto Bossa Nova no RS, da UCS Orquestra, a Ópera “I Pagliacci”, realizado em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Música Pela Música de Pelotas, e "Por Amores, Amigos e Acordes", um mergulho na música de raiz do Sul da América com o Grupo Yangos, o violinista Rodrigo Maciel e o renomado violonista argentino Lúcio Yanel.
Com informações da assessoria de comunicação do evento
Foto: Paulo Rossi