Teleconsulta atende 23 mil pessoas em 2023
Últimas Notícias
Publicado em 26/01/2024

O serviço de teleatendimento de saúde, desenvolvido pela Prefeitura, realizou em 2023 cerca de 23 mil procedimentos. O serviço foi implementado no Município em março de 2020, no período da pandemia de Covid-19, que priorizava o isolamento social. Mesmo com o fim da crise sanitária, o teleatendimento cresceu e atrai mais adeptos a esse formato. Em 2023, foram realizadas quatro mil consultas a mais do que no ano anterior.

 

Os atendimentos são desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme a coordenadora da Saúde Digital, a enfermeira Ângela Lima, os serviços são destinados a pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, além da área de saúde mental. A coordenadora explicou que as teleconsultas e o telemonitoramento ajudam o paciente a não desistir do tratamento. A iniciativa é direcionada, principalmente, a pessoas com doenças crônicas, que necessitam de tratamentos longos ou permanentes.

 

Funcionalidade e rapidez são os principais pontos positivos destacados pelos usuários das teleconsultas. Para a aposentada Maria de Vargas, que utiliza o teleatendimento em psiquiatria, esse formato trouxe conforto e praticidade. “Nos sentimos à vontade para explicar o problema que estamos passando, além de poder fazer a consulta de onde estiver. Para mim, está sendo ótimo”, avaliou.

 

O vigilante Wagner Duarte, usuário do serviço de saúde mental, apontou a agilidade como uma das vantagens. “Como eu já sofro com depressão e ansiedade há algum tempo, resolvi procurar ajuda médica na UBS do meu bairro. E a minha consulta foi agendada rapidamente, sem precisar me deslocar até um consultório médico, o que demanda tempo e gera custo”, afirmou.

 

Por: Assessoria

Comentários