A Prefeitura de Pelotas realizou uma ação em alusão ao Janeiro Branco na esplanada do Theatro Sete de Abril, na praça Coronel Pedro Osório, nessa quarta-feira (24). O evento teve como objetivo chamar a atenção da população sobre a necessidade e a importância dos cuidados com a saúde mental, com entrega de panfletos informativos, atividades físicas e apresentações musicais de usuários dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps).
Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Márcia Helena da Rosa, a atividade também consiste no combate ao preconceito contra as pessoas com transtornos mentais. “Decidimos inserir os usuários dos Caps na atividade, para mostrar à população que qualquer um de nós, em um determinado momento da vida, pode precisar de um cuidado e estaremos aqui para auxiliar da melhor maneira possível”, afirmou.
O evento contou com a apresentação de dois grupos de canto do Caps Porto, o Los Lokos e o Esperança. A atividade de caráter inclusivo chamou atenção dos usuários participantes da ação. Jaqueline Farias Rocha é paciente do Caps Castelo, e destacou a felicidade de participar de uma ação como o Janeiro Branco, além do trabalho que realiza no Centro de Atenção. “Acredito que o evento de hoje seja importante para mim, pois posso mostrar como eu estou melhor e como a medicação correta, as oficinas de dança e as caminhadas vem me fazendo bem. Atualmente, eu estou cuidando da minha saúde mental e física, estou conseguindo me comunicar de uma forma que eu não sabia que podia e me sinto feliz”, disse.
Conforme a coordenadora da Raps, o Município oferta serviços de saúde mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em oito Caps e dois ambulatórios, um direcionado aos adultos e outro ao público infanto juvenil. Os Caps são destinados para atendimento a transtornos mentais graves, enquanto os ambulatórios são indicados à sintomas moderados, para casos leves, o paciente é direcionado à atenção primária.
Por Ascom/Prefeitura de Pelotas
Foto: Michel Corvello