Por meio da Operação Voltando em Paz, o Brasil já repatriou um total de 1.137 brasileiros que estavam na região de conflito no Oriente Médio. Contudo, atualmente, ainda aguardam a repatriação cerca de 150 brasileiros: 120 em Israel e aproximadamente 30 na Faixa de Gaza.
Desde o dia 10 de outubro, seis voos foram realizados como parte dessa operação, sendo que o último voo com 221 brasileiros já deixou a área de conflito e deve chegar ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (18).
Neste momento, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) está buscando a possibilidade de retirar os brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, onde ocorrem bombardeios diários por parte de Israel. O Ministro das Relações Exteriores mencionou que o Presidente Lula conversou com o Presidente do Egito, El-Sissi, e ele mesmo teve contato com o Ministro das Relações Exteriores do Egito, solicitando apoio para a evacuação dos brasileiros assim que a passagem for liberada.
A Força Aérea Brasileira (FAB) mantém duas aeronaves, um KC-390 em Roma, Itália, e um KC-30 no Rio de Janeiro, prontas para trazer mais brasileiros de volta ao Brasil. Isso está ocorrendo com base nas listas compiladas pela Embaixada do Brasil.
Além disso, vale ressaltar que 15 estrangeiros de países latino-americanos, como Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, também solicitaram assistência ao Brasil para deixar a região de conflito no Oriente Médio.
“Evidentemente, foi dada preferência nos primeiros voos aos cidadãos brasileiros. Mas estamos programando que, no último voo dessa primeira faze, se possa transportar 15 estrangeiros ainda interessados em voltar ao Brasil e daqui para seus países”, afirmou o ministro Mauro Vieira.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)