Relatório da CPMI do 8 de janeiro apontará fortemente para Bolsonaro e o Exército
Últimas Notícias
Publicado em 13/10/2023

Com mais de 1.000 páginas, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, mantido em sigilo pela senadora Eliziane Gama, mencionará o Alto-Comando do Exército e Jair Bolsonaro como os principais responsáveis pelo ataque ao Planalto, Congresso e STF em Brasília.

 

O relatório, respaldado por fotos, depoimentos, relatórios de inteligência e informações de investigações com sigilo quebrado, afirma em um de seus capítulos que o acampamento no Quartel General do Exército, em Brasília, serviu como um "laboratório" para o golpe.

 

A linha do tempo, desde a montagem de tendas até a invasão dos edifícios, destacada no relatório, revela que a "omissão do Comando do Exército" e o silêncio de Bolsonaro ao não reconhecer a vitória de Lula, criaram o ambiente propício para o tumulto.

 

A senadora deve apresentar as conclusões do documento na terça-feira. Os membros da comissão se reunirão no dia seguinte para votar o relatório. A oposição a Lula na comissão já anunciou que apresentará votos alternativos ao texto de Eliziane, devido à discordância com as conclusões da relatora, especialmente em relação à omissão do governo federal no episódio.

 

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)

 

Comentários